GUARDIÕES
Guardiões são pessoas e instituições que contribuem e que já contribuíram para que este projeto pudesse acontecer.
Guardiões são pessoas e instituições que contribuem e que já contribuíram para que este projeto pudesse acontecer.
O multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências educações e comunicações (CNPq-Labjor-Unicamp) é um grupo de pesquisa e coletivo coordenado por Susana Oliveira Dias que existe desde 2008 e que busca inventar outras ecologias de emissões e disseminações que levem a sério uma crítica ao antropocentrismo, à xenofobia, às hierarquizações e vontades de fixação de sentidos e funcionamento de palavras, imagens e sons. Interessam nesses movimentos alianças por entre artes, ciências, filosofias, técnicas e…, tanto as já consagradas pelas instituições e atores envolvidos nesses fazeres, quanto as não reconhecidas e assim nomeadas, em busca de experimentar, sempre coletivamente, o que pode ser comunicar quando as questão mais importante é a vida. Uma comunicação que diz de encontros com este mundo, de um fazer corpo e pensamento com a Terra, amizade com a multiplicidade, a abundância, a exuberância, o entusiasmo, a alegria e o cuidado. Aqui no Arvorecer o multiTÃO é um dos fundadores do projeto atuando desde o início na criação de materiais de divulgação (site, campanha, vídeos para YouTube, banners para Facebook, Instagram etc.), na organização de encontros, no incentivo à constituição e funcionamento do Coletivo Arvorecer e na escrita de projetos para editais.
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). OLabjor oferece, de forma multidisciplinar, a oportunidade de cursos de pós-graduação e de realização de pesquisas e produtos culturais, que contribuem para a compreensão e entendimento, para a análise e a explicação da dinâmica das relações entre ciência e sociedade que, por sua vez, integram, também dinamicamente, os fatos, eventos e acontecimentos próprios da cultura científica.
Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade – O Nudecri desenvolve projetos relacionados com a problemática da vida nas cidades, e projetos na área das artes, da divulgação científica e da produção cultural. É composto pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb).
A ClimaCom é uma revista pensada como um convite a uma aventura do pensamento que se faz berçário de novos modos de estar junto, de se afetar e ser afetado, de se relacionar e conectar, por entre artes, ciências, filosofias, a problemática ambiental, as mudanças climáticas, o Antropoceno, Gaia e…
Sementeia é uma plataforma digital multimídia que tem por objetivo produzir sementes e semear. As sementes são conteúdos desenvolvidos numa concepção de livre produção e circulação de materiais audiovisuais, textos, vozes, sons e imagens. Sua concepção busca privilegiar uma linguagem multimídia e a produção colaborativa entre nossos parceiros (movimentos de resistência) sobre grandes temas relacionados a propostas para mudança e ações de resistência no campo e na cidade. A Sementeia foi concebida por um coletivoque se formou a partir da participação de pesquisadores e ativistas com ligados a Unicamp, ao movimento social de luta pela terra e de luta pela internet livre. É administrada por um coletivo gestor que se responsabiliza por compartilhar materiais e integrar novos integrantes e parceiros.
Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar (GREeCE)
O grupo Ritmos se insere na linha de pesquisa Cotidiano Escolar
(PPGE/UNISO) e foi criado em agosto de 2016. Pretende reunir conceitos e
pesquisas que abordam a potência ético-estético-política da educação, da
arte e da cultura, criando combinações que possibilitem ampliar visões de
mundos nascentes. O GREeCE se desenha como um coletivo que, ao
estudar, pesquisa e produz pensamentos e artefatos culturais.
Associação Ritmos de Pensamentos Educacionais, Ambientais,
Artísticos e Culturais
A Associação Ritmos de Pensamentos Educacionais, Ambientais, Artísticos e
Culturais, tem como finalidade promover múltiplas atividades que
entrelaçam os campos da Educação Integral e Ambiental, da Cultura, da
Arte e da Espiritualidade em diversos espaços sociais. Sua atuação se
fundamenta em uma perspectiva ecologista, que compreende o ambiente,
as relações sociais e as subjetividades como elementos para recriar e
fundar mundos; que prioriza a vida em grupo construindo-se a partir da
solidariedade como valor humanístico, da heterogeneidade como uma
escolha política e das relações democráticas e libertárias como
instrumentação de cidadania ética, da imaginação poética como processo de
facilitação dos potenciais criativos.
Marli Wunder
Artista plástica, cedeu as fotos de seus trabalhos para embelezar este site.
“Fotografar é um debruçar-se lento por uma superfície, a espera de um sopro de luz, de uma fresta do tempo. É um olhar faminto, é penetrar e desorganizar as reentrâncias da forma, é tatear, emaranhar-se e perder-se numa rede frágil de fios de luzes e sombras, mergulhar em suas encostas.”
Veja mais sobre seu trabalho em www.marliwunder.com.br